Lauren

Ella

sexta-feira, 30 de julho de 2010

O poder do batom vermelho



 
O decano jornal inglês The Times dedicou recentemente um espaço de sua colunista Edwina Ings-Chambers (nome mais britânico, impossível) para falar da nova moda entre as moças bretãs, totalmente na contramão da corrente nude: usar batom vermelho. Na terra da rainha verifica-se uma queda de 4% na venda de gloss e um crescimento de 3% na de batom. Marcas como Mac, Dolce & Gabbana e Dior apostam na tendência também. E no meio de tantas justificativas sobre o porquê das bocas cor de rubi, envolvendo da crise econômica de 1998 à moda do chique austero, surge a declaração da cantora e mulher que nunca envelhece Cindy Lauper resumindo tudo: "batom é símbolo de feminilidade e força interna".
"Eu acho o batom vermelho maravilhoso porque ele dá uma sensação de lábios carnudos dentro da concepção física e de poder no aspecto psicológico. Para muitas mulheres permitir¿se usar o batom vermelho é sinal de autoestima elevada e dizer para si mesma "sim, eu posso", pois provoca sensação de segurança, de ser sexy, de ser feliz e de ser resolvida consigo" afirmou a professora de pompoarismo Lu Riva. É muito interessante notar que, conversando com algumas mulheres brasileiras por um dos sites de rede social, nota-se que a rejeição pelo batom vermelho é justamente provocada pelas qualidades apontadas por quem gosta da cor.
A consultora Vivien é uma que nunca usou a cor. "Acho o batom vermelho provocante demais. Se quero arrasar na maquiagem prefiro caprichar nos olhos e deixar a boca mais discreta. Mas acho que em mulheres bem claras ficam bem porque dá um contraste no tom de pele" disse à reportagem. A executiva de uma empresa de fragrâncias, Deise, apesar de gostar e usar batons de cores fortes, acha que dá a sensação de que a boca chega antes do corpo. Já a produtora Maria Luíza acredita que a mulher que usa batom vermelho tem de ter estilo, senão do sensual vai pro brega ou vulgar. E complementa: "acho que, apesar de trazer sensualidade, vem com um "ar falso" de mulher produzida. E pra beijar é uma meleca, porque fica borrado. Tenho a leve impressão que homem detesta ficar sujo de batom. É verdade?".
Em termos. A publicitária Lucinéia não usa porque o marido acha horrível. E os dois únicos homens que se dispuseram a dar seu parecer sobre o batom vermelho se dividiram. O executivo Ronaldo detesta porque não quer sentir gosto de frutas, nem ter a sensação de "extura de graxa" na boca. Já o profissional de vendas Marcelo acha que o batom transmite o calor da mulher, é sofisticado e a noite promete quando a menina está com um vestido decotado, salto alto e uma bela boca com lábios vermelhos. Só que ele alerta, não são todas que sabem quando e como usá-lo.
E é aí que reside o problema, como e quando usar. O batom vermelho combina com o ambiente de trabalho ou é exclusivo para a noite? Segundo a consultora de imagem Lilian Riskala, ele é ideal para sair, mas não para trabalho, a não ser que seja um leve toque de batom vermelho com tom opaco. "Aquele vermelho paixão e brilhante é para ocasiões sociais", disse a especialista. Em compensação, a consultora de RH Dulce Salles não descarta o batom vermelho no escritório, mas faz ressalvas: "depende dos 'complementos'. Batom vermelho pede maquiagem levíssima durante o dia. Ele quebra uma roupa sóbria e enfeita a dupla jeans e camiseta. Na era do nude, uma cor é sempre bem-vinda". A executiva de marketing Mônica concorda: "no ambiente de trabalho a mulher tem de combinar o trio roupa-maquiagem-fragrância.
Então, se a mulher trabalha com roupas mais formais, sem dúvida que o batom vermelho não colocará em risco sua reputação. Se é do tipo de mulher que trabalha informal, com blusas mostrando sutiã (muito na moda hoje em dia), o batom pode ser um sério - ainda que involuntário - inimigo à fama da menina". E já que estamos falando de imagem, a designer Carolina não perdoa certos deslizes. Acredita que se a mulher é feia, não deve usar um acessório que chamará mais a atenção à sua feiúra e que nesses casos, o batom deve ser de outra cor.
Uma coisa é certa, por mais que a pessoa não goste, o batom vermelho confere à mulher um poder adicional à sua personalidade. E, sim, estará sempre relacionado com sensualidade e sexualidade, por isso é preciso de bom senso para usá-lo. "O vermelho por ser uma cor quente é relacionado a tudo que é gostoso e é extremamente sensual. Uma mulher com batom vermelho pode ter certeza que a noite será maravilhosa, e se permitirá colocar para fora a deusa que encanta e hipnotiza, e ser maestrina dessa grande sinfonia que se chama amor. É dar o tom e o toque. É saber conquistar", disse Lu Riva. E pode apostar que muitos homens, assim como eu, assinam embaixo disso.

Sorria, você está de dieta!!! :-)

Se para você regime é sinônimo de privações e baixo-astral, está na hora de rever seus conceitos. A explicação é simples e está no livro A Dieta do Bom Humor (Ed. Panda Books), de Sonia Tucunduva Philippi, nutricionista, de São Paulo. Ou seja, tudo o que comemos, de uma forma ou de outra, pode afetar nosso humor e nossas emoções. Logo, incluir no cardápio alimentos que ajudam a elevar o astral é tão importante quanto poder consumir o que quiser, de forma balanceada e sem exageros. Proibição? Essa palavra deve ser banida do dicionário de quem deseja emagrecer e manter-se magra, segundo a também pesquisadora e docente da Universidade de São Paulo (USP). "É fundamental ingerirmos uma boa quantidade de nutrientes, caso contrário o desânimo toma conta do organismo e a dieta vai por água abaixo." E então, se animou com a proposta? Se a resposta for positiva, a nutricionista sugere um menu composto por comidinhas que regulam a produção de serotonina. Em outras palavras, esses alimentos, que promovem um aumento desse neurotransmissor – responsável por desencadear sensações como otimismo, prazer e bem-estar –, ajudam a melhorar nosso estado de espírito e ainda são aliados de peso para mandar embora os quilos extras. Só para ter uma idéia do poder da serotonina sobre nosso estado emocional, níveis elevados da substância contribuem para aliviar a depressão leve e até a compulsão por carboidratos.

Outra boa notícia? Muitos dos itens com essa capacidade de nos deixar felizes já fazem parte do nosso dia-a-dia. Como a alface, por exemplo, que tem poderes calmantes. Já os carboidratos complexos, aqueles presentes nos pães integrais, ajudam a liberar açúcar gradualmente promovendo efeito de bem-estar duradouro. Isso sem falar no chocolate, a porção calórica com mais poder sobre o humor, que contém triptofano, o precursor da serotonina, que nos deixa satisfeitas e saciadas quando saboreamos um.

Malhação também ajuda
Com base nas opções alimentícias que contribuem para deixar o humor nas alturas, apontadas no livro, Ângela Perrone, nutricionista da Clínica Carolina Ferolla, de São Paulo, elaborou um cardápio semanal de 1.500 calorias, que fará com que você perca até 5 kg em 21 dias, além de uma lista de substituições para a dieta não cair na monotonia. "E já que podemos contar com a ação poderosa de alguns alimentos sobre o cérebro, não custa nada dar um empurrãozinho na perda de peso com malhação", ressalta ela. "Especialmente porque atividade física também ajuda a dar um chega pra lá na tristeza, falta de ânimo, estresse e ansiedade. Afinal, os efeitos benéficos da endorfina, substância natural produzida pelo cérebro durante e depois dos exercícios físicos, contribui para relaxar, gerar prazer e bem-estar. De quebra, ainda acelera a queima de calorias", finaliza.

Agora que você já descobriu como driblar o mau humor típico das dietas, que tal investir em escolhas que deixam seu astral lá em cima? Encare um programa que lhe agrade na academia e saboreie um menu cheio de alimentos que podem aumentar sua felicidade. Essa fórmula vai garantir sua nova e magra silhueta!

Truques de comportamento
Começar a dieta e manter-se firme e forte nela tem seus segredos. A começar pelas suas atitudes diante dos alimentos. Veja algumas idéias sugeridas por Sonia Tucunduva Philippi em seu livro:

Saboreie tudo o que comer
Não importa se for apenas uma rodela de mandioquinha ou um filé finamente temperado. Coma bem devagar;

Encha a vida – e a geladeira – de cor
Você pode e deve abusar de líquidos quando faz dieta. Beba água, sucos e refrescos que agradem aos olhos e ao paladar e, óbvio, que tenham poucas calorias;

Ouça seu corpo
Pense nas vezes em que se envolveu com uma atividade prazerosa e isso a fez esquecer de que a única coisa que lhe dá prazer é comer;

Permita-se o prazer de emagrecer
Faça massagens, use cremes, compre uma roupa nova e trate seu corpo com carinho enquanto estiver em processo de emagrecimento.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Um grande desafio: Emagrecimento na América!

Well, quando se está em um país onde a taxa de obesidade é de 31% e num estado em que esta taxa é de 27,7%, fica ainda mais intensa e constante essa vontade de emagrecer.


Mas nada é fácil...nada nada.


Fui no supermercado e as tentações são muitas e estão em todas as prateleiras. Uma coisa de doido.


Mas eu estou não só motivada, como determinada a manter a forma. Então ontem comprei apenas legumes, cereais e frutas, hoje vou aderir a uma academia, por enquanto ainda .

A verdade é que a fórmula todas sabemos. O que pega é no dia-a-dia, ao ver todos os seus amiguinhos comer as coisas cheias de gorduras e calorias, você conseguir fazer a escolha certa. Comer algo que cabe na sua contagem de calorias.

Bom, seguiremos motivadas para o fim de semana. O fim justificam os meios!
Força!!!!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Por que emagrecer?

Por que emagrecer?

Tenho constatado em meu consultório que muitas pessoas não sabem onde se apoiar para manter
a vontade de emagrecer ou até mesmo para iniciar o emagrecimento

A pergunta é realmente esta: Por que emagrecer? A mente, como já citei em outras matérias, é preguiçosa e para isso cria hábitos com o intuito de gastar menos energia e menos tempo, quando é necessário repetir um comportamento. Por isso que tomamos banho da mesma maneira, fazemos o mesmo caminho para o trabalho, comemos da mesma maneira etc.

Quando surge a idéia de querer emagrecer ela pensa: Por que mexer nisso? Como o que quiser, quanto quero, da forma que quero, sem me preocupar. Com a nova idéia de emagrecer ela terá que
criar outra maneira de se alimentar, elaborar novos rituais, isso vai lhe dar muito trabalho. Então o que ela faz? Tenta sabotar a idéia do emagrecimento mentindo para a pessoa.

Lança o pensamento de que o corpo está bom, bonito, que ela trabalhou demais naquele dia e merece comer
um doce ou um salgado fora de hora. Emite também o pensamento de que
a pessoa está cansada e que repouse, prometendo que no dia seguinte ela caminhará em dobro.

Esses pensamentos fazem com que a pessoa acredite que tudo isso
é verdade e confirma as promessas da mente. É isso mesmo, eu mereço comer um doce agora ou hoje eu descanso e amanhã caminharei em dobro.

A falta de atenção no objetivo afasta a determinação. É necessário então arranjar razões fortes para emagrecer. Como as pessoas são diferentes, cada um deve analisar em que setor de sua vida o emagrecimento será mais útil, ou seja, saúde, vaidade, família, trabalho, financeiro, social, relacionamentos, sexo, vestuário, atividade física, esportes, entre outros.

Se a pessoa é bastante vaidosa, que esta seja a mola propulsora de seu emagrecimento, a sua automotivação. Se a saúde está comprometida pela obesidade, que ela seja a razão. E assim por diante.

A vontade está dentro de cada um, mas ela tem que ter uma razão bastante forte para ser desencadeada e sustentada. Descubra sua razão e bom emagrecimento.